Cresce no mundo o número de movimentos a favor da liberdade do ex-presidente Lula e contra o golpe que houve no Brasil. Em uma noite memorável, milhares de pessoas se reuniram na Plaza de Mayo, em Buenos Aires, no dia 19 de maio, para o “Lula Festiva, América Latina em emergência”.

O evento nasceu da necessidade de reparação política, por Lula, por Marielle e pela restauração da democracia na América Latina. Os gritos vieram de muitas gargantas – setores sindicais, movimentos sociais, mídia independente, organizações feministas, de direitos humanos, trabalhadores e trabalhadoras da cultura que tomaram a capital argentina como um só punho no ar.

O evento foi organizado por: Emergentes (ARG), Mídia NINJA (BRA), Ni Una Menos (ARG), Media Red (URU), CTEP (ARG), CGT (ARG), CLACSO (LATAM), Centro Cultural de la Cooperación, ATE (ARG), CTA Autónoma (ARG), CTA de los trabajadores (ARG) junto con los aliados, Telartes (BOL), Proderechos (URU), Códigos Libres (VEN) y Cultura de Red (Latam).

Cinco países em conjunto pelo Brasil e por um governo que tirou 40 milhões de brasileiras e brasileiros da pobreza, reduzindo-a para 27% no país de maior desigualdade da América Latina. Em prol de Marielle, na última semana, cinco dos sete projetos que a vereadora havia apresentados na Câmara do Rio foram aprovados, garantindo direitos de mulheres e adolescentes cariocas.

No Brasil, o ex-presidente Lula também foi homenageado e alvo de orações em uma vigília realizada em Aparecida do Norte, interior de São Paulo, no domingo (20/05). Com faixa “Lula Livre”, bandeira do Brasil e roupa vermelha, a multidão pediu Justiça a Nossa Senhora.

Do mesmo modo, vários artistas que participaram da Virada Cultural de São Paulo, nos dias 19 e 20 de maio, manifestaram seu apoio a Lula e pediram sua liberdade. Um exemplo foi o grupo Nação Zumbi, que se apresentou no palco principal da Chácara do Jockey. O vocalista Jorge du Peixe foi saudado aos gritos quando pediu “Lula Livre” antes da canção “Meu Maracatu Pesa uma Tonelada”.

Com informações da Escola Nacional de Formação do PT

img advertisement
img advertisement
img advertisement