O deputado ainda salientou que houve um crescimento do feminicídio e que também é perceptível que nosso sistema carcerário está falido.

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) recebeu na manhã desta quinta-feira, 26, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, o secretário Executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul.

Couto que é Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara Federal, saudou o Secretário e informou que recentemente foram aprovadas diversas pautas de importância no combate à retirada de direitos e comentou que o povo brasileiro está preocupado com a retirada de direitos garantidos nos governos Lula e Dilma.

O deputado ainda salientou que houve um crescimento do feminicídio e que também é perceptível que nosso sistema carcerário está falido. O parlamentar citou ainda que o genocídio contra jovens e adolescentes vem aumentando: “Além destas pautas, o combate ao racismo, a homofobia, crimes de ódio na internet e qualquer violação aos direitos humanos são discutidos na Comissão”, garantiu Couto.

O paraibano alertou também que a luta para garantia dos direitos humanos tem perdido espaço no Congresso, pois atualmente há uma bancada conservadora que tenta barrar todos os projetos progressistas.

Segundo o Secretário Executivo, Juan Miguel, os países que compõe o Mercosul estão sofrendo também um retrocesso por parte de parlamentares e líderes conservadores. Mas, ressaltou que o instituto tem um papel importante na luta pelos direitos humanos.

O secretário Executivo, que solicitou a agenda, parabenizou o deputado pela posse na presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e convidou-o a participar das agendas do IPPDH.

Unindo Forças

O Secretário-executivo elogiou os trabalhos do deputado à frente da Comissão e afirmou que quer estreitar ainda mais as relações do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Ele afirmou que existem exemplos resolutos de legislações que protegem os direitos da pessoa humana iniciadas na Comissão e convidou o deputado a montar uma rotina de trabalho com seminários e audiências, realizados pela IPPDH.

Couto agradeceu a visita e firmou o compromisso de informar todas as atividades ao Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos, bem como aceitou o convite para representar o Brasil nas atividades daquele instituto fora do país.

Ainda participaram da reunião a representante do departamento de Relações Institucionais, Lúcia Benevides e a Secretária da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Marina Lacerda.

Com Informações: WSCOM

 

img advertisement
img advertisement
img advertisement