As obras têm foco no Semiárido Brasileiro e no Bioma Caatinga

No Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) o Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande lançou o e-book “Ciência Poética: Instrumentos para a Educação Ambiental no Contexto do Semiárido Brasileiro” e um CD com músicas, relacionadas ao Bioma Caatinga, denominado de “O Tom da Caatinga”, para ser utilizado como instrumento de educação ambiental.

Tanto o livro quanto o CD estão disponíveis no sítio eletrônico www.cdsa.ufcg.edu.br/laeb.

De acordo com a coordenadora do Laboratório, professora Alecksandra Vieira de Lacerda, que coordenou o trabalho de elaboração do CD, “esta ação se reveste como um projeto que procura ressaltar um olhar voltado para os espaços do Bioma Caatinga. O despertar para suas riquezas, resistência e resiliência são marcas impressas nas linhas cantadas e que despertam a emoção dos seres que contemplam e são contemplados nesta imensidão”.

“Neste contexto a ciência musical se traduz na nossa visão como o instrumento para provocar novas ações incitadas pelo auditivo e que se reproduz em percepções que se definem na simplicidade das emoções que nos conduzirá ao grande desafio de nos tornarmos um Ser Humano plenamente afinado com o meio natural. Somos um elemento integrativo do meio e este reconhecimento é fundamental para permanecermos neste Meio”, complementa.

A professora informou que esse projeto foi trabalhado durante cinco anos. “O projeto tornou-se realidade pelo conjunto de atores que acreditaram na proposta: Ilmar Cavalcante, Nayanne Viana, Osmando Silva, Nanado Alves, Marcone JM Home Studio e aos colaboradores Azenate Campos, Francisca Maria Barbosa e Ezequiel Sóstenes”.

Assimp CDSA/UFCG

img advertisement
img advertisement
img advertisement