Nesta quinta-feira 17 de maio de 2018 o IBGE divulgou que falta trabalho para 27,7 milhões de brasileiras e de brasileiros.

Isto significa que uma em cada quatro pessoas que estão aptas para o trabalho não consegue trabalhar?

Como sobreviver sem trabalhar num país capitalista?

O horror do desemprego é uma tragédia que vai além do desempregado ou subempregado e abate-se sobre seus dependentes.

Em quatro anos o país decaiu de uma situação de quase pleno emprego em dezembro de 2014, para picos de desemprego em 2018.

O jornal Folha de São Paulo deste dia 18 de maio de 2018 trata do tema com escárnio e mancheteia: “Se a economia está melhorando, por que a falta de trabalho bate recorde?”

Como a economia está melhorando, se o número de pessoas sem trabalho é cada vez maior?   Que ideia de economia os proprietários da Folha de São Paulo têm para o país?

A Rede Globo de televisão tem 03 de seus proprietários entre as 10 pessoas mais ricas do país. A fortuna dos irmãos Marinho, segundo a Forbes, soma 24 bilhões de dólares.

Mas, a Rede Globo na sua grade de programação desta semana prioriza um outro mundo, o do conto de fadas: o casamento de um príncipe inglês com uma atriz norte-americana.

A Constituição do país, promulgada em 1988, estabelece no seu Artigo 1º que a República Federativa do Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I – a soberania

II – a cidadania

III – a dignidade da pessoa humana

IV – os valores sociais o trabalho e da livre iniciativa

V – o pluralismo político.

No Artigo 6º deste mesmo contrato constitucional está dito que entre os direitos e garantias fundamentais estão o trabalho e a previdência social.

Uma quarta parte da força de trabalho do país que está desempregada, também está sem previdência, sem transporte, sem lazer, sem segurança alimentar.

Com o desemprego nas alturas o Golpe político revela a outra face.

A esta altura, à luz da Constituição de 1988, é um imperativo existencial perguntar: Para que somos um país?

img advertisement
img advertisement
img advertisement